sábado, dezembro 8

tipo???

Ah pois! Estava a faltar, não é?
Por qualquer motivo que me ultrapassa, na linguagem de adolescente esta palavra inicia toda e qualquer frase e, ainda surge no mínimo mais uma vez lá pelo meio. É de tal forma usada e abusada, que chega, em casos extremos, a retirar qualquer hipotético sentido que a dita frase poderia ter.
E para que tirem as dúvidas, aqui está a definição tal como no dicionário.

tipo:
do Gr. týpos, cunho, molde
s. m., Tip., (substantivo masculino, Tipografia)
cada um dos caracteres tipográficos;
conjunto dos caracteres essenciais que distinguem uma classe;
indivíduo ou coisa que reúne em si esses caracteres;
símbolo;
cunho;
modelo;
exemplar;
pessoa que se salienta;
Biol., (biologia)
grande grupo que se divide em classes;
espécime que permite fazer a descrição de uma unidade taxinómica de uma espécie;
fam., (familiar)
pessoa excêntrica;
pessoa pouco respeitável;
qualquer indivíduo.

Agora digam-me lá, se não andam a dizer um monte de disparates cada vez que abrem essas lindas boquinhas? Vá! Admitam!
Não será melhor conterem-se, pensar antes de falar, e começar a abolir o "tipo" do vosso vocabulário?
Eu cá acho que sim...

7 comentários:

Xuxu disse...

TIPO sem comentários!

Fernando d'Almeida disse...

Tipo, este post tá... tipo, uma cena tipo... coiso e tal tipo...uma ganda carrada de informação tipo... dicionário xD

Ok, era só no gozzooo! aprecio a vossa relação!

Beijo

Vitor disse...

Tipo ya fixe meu que pedrada tão esquisita...um pico de ovos com cebola e batata frita...

banana disse...

tb tenho essa mania...
mas passa. em todas as épocas há expressões que se usam, depois passam de moda.
daqui a uns anos é outra qlqr.

Anónimo disse...

Tipo: Exemplar, modelo, pessoa que se salienta ...palavra a usar quando se falar da bruxa, que é má que se farta, mas tem uma paciencia descomonal para ensinar "fedelhoteen´s".

Boa Maga!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maga disse...

suspiro: obrigada pela visita! vamos passar no teu cantinho também.
e aposto que também dizes "tipo" como se não houvesse amanhã... tens quinze anos, não é? ihihih
beijinhos!

vsuzano: a batata frita já marchava...

banana: tu já tens idade para ter juízo... ihihih
estou mesmo a ver tu a atenderes uma açorena: a senhora é tipo... idiota, não?

anónima do oeste: ganhaste o prémio palavra do ano!
fedelhoteen´s é divina!!!
obrigada

ele: espero bem que tu sejas quem eu penso...
bem-vindo!