segunda-feira, fevereiro 11

São Valentim

A propósito da quadra em que nos encontramos, pareceu-me boa ideia um post a atirar para o romântico.
Comecei por pesquisar quem é afinal o São Valentim e, como foi uma surpresa para mim, resolvi partilhar convosco.
São Valentim ou Saint Valentinus é um santo católico italiano que dá nome ao Dia dos Namoraddos em muitos países onde se celebra o Dia de São Valentim.
O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército.
Claudius acreditava que os jovens, se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo.
A prática foi descoberta e Valentine foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Entre estes havia uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram por se apaixonar e diz-se que milagrosamente a jovem recuperou a visão.
O bispo chegou a escrever uma carta de amor à jovem com a seguinte assinatura: “do seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada.
Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Ora, depois disto, chego então à conclusão que a data em que nos armamos em amorosos e celebramos o dia dos namorados é, nem mais nem menos, a data em que o desgraçado do Valentine foi decapitado!
É um bocado mórbido ou é impressão minha?

1 comentário:

Xuxu disse...

Acho esta história super interessante, nunca pensei q tivesse alguma coisa a ver com isso, na verdade pensava q era uma coisa muito mais recente! Mas é irónico festejarmos esse dia, como um dia feliz, precisamente no dia em q o pobre homem foi decapitado. . Mas pronto. . Não deixa de ser interessante. Afinal, é só um senhor sem cabeça!

Boa mãe @ beijos